Reposição hormonal deve durar
no
Uso de hormônios foi associado a riscos de derrame e câncer
Terapias de Reposição Hormonal (TRH) devem ser usadas apenas por tempo determinado para aliviar os sintomas da menopausa, segundo novas regras divulgadas pelo Royal College of Obstetricians e Gynaecologists.
De acordo com os especialistas da entidade britânica, que realiza pesquisas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, mulheres em idade de menopausa não devem tomar hormônios por mais de cinco anos. Cada vez menos médicos britânicos têm prescrito hormônios nos últimos dois anos por causa de estudos recentes que sugerem que os tratamentos apresentam riscos à saúde. De acordo com esses estudos, o uso de hormônios aumentaria as chances de uma mulher ter câncer de mama e derrames.
Sintomas O Royal College of Obstetricians and Gynaecologists continua recomendando tratamentos à base de hormônio para sintomas da menopausa, como insônia, calores súbitos, dor de cabeça e irritabilidade. No entanto, a entidade britânica desencoraja mulheres que não estejam sofrendo desses problemas a tomar hormônios porque nesses casos os riscos superam os benefícios.
Já Shaughn O'Brien, do Royal College, diz que em tratamentos mais longos os riscos "precisam ser medidos pela paciente e pelo médico juntos". "Nós sabemos que a droga pode aliviar sintomas da menopausa por períodos curtos, mas também sabemos que, quanto mais as mulheres tomam hormônios, maiores são os riscos de câncer de mama e derrames", afirma a diretora da unidade de epidemiologia da organização Cancer UK.
As recomendações foram publicadas num livro dp Royal College of Obstetricians and Gynaecologists e refletem as conclusões do Comitê sobre a Segurança dos Medicamentos da Grã-Bretanha. _____________________________
Fonte: BBC.BRASIL.com, 30 de novembro, 2004 |