Humor Links indicados Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros
Voltar
Imprimir Artigo
Cadastre-se

Dramaturgo Arthur Miller morre aos 89 nos EUA 


Miller preocupou-se com erosão dos direitos civis nos EUA

O dramaturgo americano Arthur Miller morreu aos 89 anos nos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira sua secretária particular, Julia Bolus.

De acordo com ela, o autor faleceu em sua casa, no Estado de Connecticut, na quinta-feira à noite.Miller sofria de câncer, pneumonia e problemas cardíacos. Ele era considerado um dos dramaturgos americanos mais notáveis dos últimos 50 anos.

Uma de suas peças mais famosas, Morte de Um Caixeiro Viajante, foi encenada também no Brasil. O autor teatral era considerado muito perspicaz ao tomar o pulso dos acontecimentos de seu tempo. Ele foi casado com atriz Marilyn Monroe de 1956 a 1961.

Em 1953, no auge da Guerra Fria, ele escreveu uma de suas obras mais famosas, The Crucible (As Bruxas de Salém). Ela foi escrita em resposta ao senador McCarthy e à cruzada que o Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso realizou contra simpatizantes do comunismo.

Em 2001, ele se disse preocupado com as medidas de emergência adotadas pelo governo dos Estados Unidos depois dos atentados do dia 11 de setembro. A legislação adotada previa que os não-americanos acusados de ajudar os terroristas inimigos do país poderiam ser julgados em tribunais militares.

Em entrevista exclusiva à BBC na época, Miller disse que temia a erosão dos direitos civis nos Estados Unidos. O governo americano pode parecer "estar se aproveitando" da situação para aumentar seu poder sobre o indivíduo, disse o dramaturgo.

________________________________

Fonte: BBCBrasil.com - http://www.bbc.co.uk/portuguese/