Humor Links indicados Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros
Voltar
Imprimir Artigo
Cadastre-se

 

A arte de viver e envelhecer com qualidade:

Interfaces da Terapia Ocupacional,
Atividades
artísticas e Gerontologia

 

Por Equipe Portal

 

Oferecer contribuições no entendimento de questões sobre o envelhecimento contemporâneo, com enfoque no idoso morador da cidade de São Paulo, foi o objetivo da dissertação de mestrado do terapeuta ocupacional Leonardo José Costa de Lima, recentemente defendida na PUC-SP, sob a orientação da Profa. Dra. Nadia Dumara Ruiz Silveira. Para tal o pesquisador contextualizou estas questões na discussão sobre o processo de globalização e urbanização ocorridos na modernidade e a caracterização do perfil e necessidades desses idosos, bem como das propostas institucionais que utilizam atividades artísticas como forma de intervenção técnica e metodológica na busca do envelhecimento com qualidade de vida.

 

A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com base na análise documental de pinturas e registros escritos de relatores-observadores, realizados no Programa Permanente Composições Artísticas e Terapia Ocupacional/ PACTO no ano de 2001.

 

Segundo o autor, o estudo realizado visa uma reflexão sobre essa realidade e propostas para um envelhecimento com qualidade, a partir da produção artística (pinturas realizadas pelos idosos em ateliês), sob o tema “O Cotidiano em São Paulo” e das verbalizações dos idosos sobre suas vivências no processo de envelhecimento.

 

A análise do conteúdo das obras de pintura foi complementada com dados dos registros de verbalizações dos idosos e embasada num campo conceitual de referência interdisciplinar, considerando-se teórica e praticamente, as interfaces da Terapia Ocupacional, Arte e Gerontologia, comenta Costa de Lima.

 

O pesquisador assinala que os resultados do processo de análise dos dados obtidos apontam que a consciência e o dimensionamento do próprio envelhecimento biológico, para os idosos, se apresentam aliados a uma consciência da realidade em que vivem, à manutenção das relações de afeto, solidariedade e cuidados entre as pessoas que envelhecem.

 

Não . Para Leonardo José Costa de Lima, outros fatores também são indicados como essenciais para um envelhecimento com qualidade nas grandes cidades, a saber: A preservação da autonomia e da independência, dos vínculos familiares, da participação em eventos sócio-culturais da cidade e a formação de especialistas em Gerontologia, que organizem propostas voltadas para o acompanhamento do processo de envelhecimento dos sujeitos.

 

Maiores informações: Leonardo José Costa de Lima, e-mail: Leojclima@aol.com