Ação Jovem em trabalho com os idosos
Por Maria das Graças Leal – Diretamente para o Portal E-mail: idea-mgl@uol.com.br
Com o objetivo de possibilitar a inclusão social de jovens e ao mesmo tempo colaborar na reversão da preocupante situação do idoso, vítima da exclusão e das limitações impostas por sua idade, o Instituto Unibanco e SEADS viabilizaram o programa Capacitação Básica para Cuidadores de Idosos, capacitando 26 jovens em 2004 e 73 no primeiro semestre de 2005, totalizando 99 jovens.
Os jovens beneficiados pelo programa possuem entre 18 e 24 anos e fazem parte do programa Ação Jovem, desenvolvido pelo Governo do Estado, que tem como função possibilitar a integração social de jovens de baixa renda. Os contemplados pelo programa recebem uma bolsa de R$ 60,00 para auxiliá-los ao regresso à educação formal. Os inscritos para a capacitação passaram por uma seleção contendo o perfil para o trabalho com o idoso. A Capacitação Básica para Cuidador de Idoso é uma possibilidade de qualificação complementar, oferecida aos jovens, contribuindo assim para a sua inserção no mercado de trabalho.
O Instituto Unibanco vem se empenhando há anos para viabilizar projetos que possibilitem a integração de jovens de baixa renda, com o objetivo de produzir melhorias em toda a sociedade, algo que só pode ser feito por meio de profunda observação nas diversas deficiências sociais ao nosso redor.
Um exemplo de deficiência social que se destaca nessa observação é a questão do idoso, pois grande parte da população idosa do Brasil, que cresce a cada ano, segundo a OMS, encontra-se em situação de marginalidade e exclusão social, agravada pelas limitações físicas e psicológicas impostas pela idade. A pequena quantidade de profissionais atuantes no cuidado da terceira idade mostrou-se não apenas mais um fator crítico da situação mas também um interessante nicho a ser explorado para a capacitação de jovens em alguma atividade voltada para o mercado de trabalho.
Por meio de uma parceria realizada com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, que desenvolveu um programa de curso para cuidadores de idosos, o Instituto Unibanco tornou possível a inclusão de jovens e ao mesmo tempo a reversão do alarmante quadro já descrito, unindo duas deficiências de forma complementar para a solução mútua de seus problemas. A organização IDEA (Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado) foi convidada para aplicar o programa, completando assim a estrutura do projeto.
Resposta do interesse dos jovens
Os jovens cadastrados no programa Ação Jovem receberam informações do curso e sobre o mercado emergente de trabalho com os idosos. A noção do cuidar foi ampliada para serviços de atendimento preferenciais aos idosos para atrair mais jovens para a seleção. Foi mostrado que o certificado poderia ser um diferencial na qualificação e aumentar a chance de emprego.
Um aluno formado pelo curso de Capacitação Básica para Cuidadores de Idosos é instruído para suprir as necessidades especiais da terceira idade no que diz respeito à saúde, psicologia, fisioterapia, higiene, nutrição, terapia ocupacional e assistência social, conhecendo profundamente os diferenciais que caracterizam essa faixa etária e conseqüentemente aptos para a atuação profissional da área.
O acompanhamento dos jovens formandos de novembro de 2004 por 2 meses possibilitou a confirmação de que vários conseguiram entrar no mercado de trabalho atuando na área, não apenas em instituições especializadas mas também no atendimento domiciliar, mostrando a efetividade e a diversidade de oportunidades oferecidas pelo curso.
Verificou-se que o curso de capacitação é realmente um diferencial no atendimento do público idoso, o que leva o Instituto Unibanco a apostar mais uma vez nessa iniciativa para 2005. Aliás, o curso foi bem avaliado entre os participantes, o que pode ser comprovado pelos diversos depoimentos positivos que recebeu nas pesquisas de avaliação. As sugestóes que os alunos deram, predominantemente referentes à carga horária e distribuição das aulas no tempo, foram levadas em consideração no modelo que está sendo aplicado em 2005, o que deve produzir resultados e aprovação ainda maiores esse ano.
|