Humor Links indicados Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros
Voltar
Imprimir Artigo
Cadastre-se

Cem anos bem vividos
Juizforanos,
que vivem há mais de um século, ensinam que o segredo da vida longa é a alegria!

Renata Cristina*

Os entrevistados Toni César (106 anos) e José de Freitas (100 anos) contam os segredos para se chegar aos cem anos.

Você sorriu hoje? Não? Então, trate de ser feliz! O ex-corretor de imóveis, Toni César de Oliveira Leite e o aposentado José de Freitas e Silva garantem: o segredo da vida longa está na alegria..."Procure estar sempre alegre e de bem com a vida. Se algum fato lhe aborreceu, não guarde raiva", aconselha Toni. E, José de Freitas completa: "Nunca fique muito preocupado com as coisas do dia-a-dia. Se vai dormir, deite sem preocupações. Viva alegre e feliz".

E, atenção, eles têm toda autoridade de dizer isso. São palavras de homens juizforanos que já viveram mais de um século e, é claro, têm muita história pra contar...

Eles são exemplo!

 

 

 

 

Quem tem a oportunidade de conhecê-lo, não acredita que este ilustre e simpático senhor (foto acima), nascido em 17 de março de 1899, tem 106 anos. Lúcido, bem disposto e muito vaidoso, Toni recebeu nossa equipe de terno, gravata e perfumado! Além de viver sempre sorrindo e de bem com a vida, ele atribui sua saúde à alimentação equilibrada e à ginástica que faz todas as manhãs.

Ele conta que desde pequeno teve uma nutrição balanceada, com a ajuda do pai que era médico. "Comia frutas do pomar, tomava leite de vaca e uma vitamina para o fortalecimento", recorda. Para o veterano, o segredo está no equilíbrio. "A vida deve ser levada sem extravagância. Procuro comer moderadamente, mas com qualidade. Tomo muito leite, gosto muito de verduras e legumes".

 

 

 

Vícios? Toni se rendeu à tentação do cigarro durante dez anos. "Sabia que fazia mal, por isso resolvi parar de vez". Seu pulmão? Vai muito bem, obrigado. Já a sua relação com o álcool sempre foi amistosa e, inclusive, ele aconselha a todos meio copo de vinho durante as refeições. "Bebo moderadamente e não é todo dia que tomo vinho, às vezes, até me esqueço dele. Gosto mesmo é de tomar uma cervejinha com os amigos no calçadão da Rua Halfeld, todos os sábados vou lá", confessa.

E o "seu" Toni não é o único na cidade que chegou a um século. O advogado e professor aposentado José de Freitas e Silva (foto abaixo) completou cem anos, no último dia 05 de abril. Recém-chegado à idade que desperta admiração e curiosidade de muitos mortais, Freitas revela que nunca havia pensado em viver tanto. "Só me dei conta disso quando fiz 90 anos", diz.

 

 

 

 

Assim como "seu colega de século, de vida", José de Freitas se alimenta da comida tipicamente mineira. "Fui criado no norte de Minas e acostumado a comer arroz, muito feijão, batatas, folhas e pouca carne. As frutas dessa região são muito saudáveis e sempre que posso como caju do campo, mangaba, pequi, murici, melancia, laranja e lima".

Desde a infância, Freitas revelou-se um atleta multíplice e entre uma entrega de leite ali, outra acolá - ele caminhava seis quilômetros todos os dias. Quando começou a estudar no colégio Granbery, passou a treinar futebol, basquete e corrida em longas distâncias. "Diariamente, corria do centro da cidade até o Morro do Imperador. No futebol, ajudei o colégio a ganhar um campeonato lá em Belo Horizonte".

Para Freitas, o trabalho é o melhor amigo do homem. "Fui leiteiro, sapateiro, selador, eletricista (inaugurou a luz elétrica em Birigui e Araçatuba - SP), balconista, professor, comendador, escritor e advogado. Atuei na articulação política para a eleição de Juscelino Kubitschek, ajudei em alguns temas para o seu discurso na cidade e combinei que se ele fosse eleito, fundaria a Universidade Federal de Juiz de Fora".

Ainda assim, o homem das nove profissões arranjou tempo para conhecer quase todos os países do mundo. "Só não fui onde não tive garantia de vida, como o Chile, o Egito e a Grécia. Adorei a China, o Japão, a Alemanha e a Rússia, mas o lugar mais bonito do globo é o Brasil".

Os segredos da maturidade

 

 

 

 

Para o professor de educação física, Marcelo Brigatto (foto acima) - leia a entrevista sobre envelhecimento - a receita da longevidade está numa combinação de hábitos saudáveis como se exercitar, se alimentar bem, dormir bem, não fumar e evitar os excessos de bebidas alcoólicas. "É importante não "deixar pra lá" sintomas relacionados à saúde que devam ser cuidados, elevar a auto-estima, rir bastante e tentar ser realizado e feliz", reforça.

Segundo o professor, o envelhecimento é um processo natural dos seres vivos. "Na verdade envelhecemos desde que nascemos, e as perdas funcionais do organismo, começam a ocorrer muito antes da fase reprodutiva", diz. Brigatto acredita que a alimentação é um dos fatores que podem evitar o envelhecimento. "Ingestão adequada de calorias favorece o nosso organismo de maneira geral. Além disso deve-se haver um equilíbrio entre a ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e principalmente água."

O contato com a natureza e as pessoas também é destacado pelos veteranos. "Respiro o ar puro da manhã. É o melhor do dia", revela Freitas. "Tenho muitos amigos e adoro falar com eles pelo telefone ou visitá-los pessoalmente. Temos que sair de casa, conversar, passear, dançar e se divertir um pouco. Adoro também distribuir presentes".

Aumento da expectativa de vida

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na década de 40, a expectativa de vida do brasileiro era de 43 anos e hoje ultrapassa os 70, em Juiz de Fora estima-se uma expectativa de 78 anos.

De acordo com a psicóloga e coordenadora de Pesquisa do Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento da UFJF, Cristiane Novaes (Leia a entrevista), esta mudança está relacionada à melhora da qualidade de vida e ao maior número de informações acerca de fatores de risco. "Sabemos que o cigarro faz mal, que é importante ter uma atividade física regular, que doces, excesso de sal e gorduras causam problemas metabólicos, cardiovasculares. Isso não era tão claro há 40 anos atrás, para nossos avós e pais", diz".

Curiosidade:
A mulher mais velha do Brasil é Maria Olívia da Silva (foto ao lado), que completou 125 anos, no dia 28 de fevereiro de 2005. Em seu registro de nascimento consta que Maria Olívia nasceu em 1880 no município de Itapetininga, SP.
Ela vivenciou fatos históricos, como a Abolição da Escravidão, a Proclamação da República e, inclusive, se recorda de alguns deles. Olívia superou o recorde de Ana Martinha que faleceu em 27 de julho de 2004 com 123 anos.

 

*Renata Cristina é estudante do 8º período da Faculdade de Comunicação da UFJF. 

Vida até os cem anos

Entrevista: Marcelo Brigatto (Professor de Educação Física)

- Por que as pessoas envelhecem?

Todo organismo multi-celular possui um tempo limitado de vida. A vida de um organismo multi-celular costuma ser dividida em três fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescência, ou envelhecimento. Específicamente falando sobre o envelhecimento, este é causado por alterações moleculares e celulares, que resultam em perdas funcionais progressivas dos órgãos e do organismo como um todo. Na verdade envelhecemos desde que nascemos, e as perdas funcionais do organismo, começam a ocorrer muito antes da fase reprodutiva. Com o passar do tempo, essas mudanças naturais tornam o organismo mais vulnerável ao desenvolvimento normal do nosso organismo (senilidade), aumentando o risco de vida. Essa distinção é extremamente importante para não cometermos o erro de atribuir ao envelhecimento todo o tipo de alterações encontradas no idoso, impedindo o diagnóstico de patologias passíveis de cura, ou até confundir alterações normais do envelhecimento como patológicas. Pesquisas recentes atribuem aos radicais livres as maiores causas do envelhecimento e das doenças degenerativas, alterações moleculares e lesões celulares. Se falamos em radicais livres, não podemos deixar de falar na glândula pineal e de seu principal produto, o hormônio melatonina, que é a molécula chave que controla o nosso relógio biológico. Nos idosos a melatonina decresce muito, e como ela tem um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, pode-se a ela atribuir os muitos problemas e doenças comuns aos idosos, decorrentes da perda da capacidade do sistema imunológico de reagir as agressões, com o passar da idade. Resumindo, além de suas funções como hormônio - mestre que regula os rítmos biológicos, a melatonina protege as células contra os danos causados pelos radicais livres, não impedindo, mas retardando o envelhecimento.  

- Quais os fatores que podem evitar o envelhecimento?

Aliada a vários fatores que podem retardar o envelhecimento, a alimentação tem um papel fundamental. Através de uma dieta equilibrada adquirimos uma vida mais saudável, e uma ingestão adequada de calorias favorece o nosso organismo de maneira geral. Além disso deve-se haver um equilíbrio entre a ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e principalmente água. O ideal é procurar um nutricionista para que se possa ter um acompanhamento individualizado da dieta.  

- Como prevenir os sinais de envelhecimento, como rugas, cabelos brancos e queda de cabelos?
Atualmente existem vários tratamentos que podem prevenir o aparecimento de rugas. Cremes e tratamentos específicos são fundamentais para manter a pele nutrida, elástica, hidratada e saudável, amenizando e retardando, assim, os efeitos que a idade pode nos trazer. Ter cabelos brancos depende da pessoa, idade, hereditariedade e principalmente da genética. O processo de envelhecimento também atinge os vasos capilares, que deixam de levar sangue com os nutrientes necessários para a produção da melanina até a derme. Por essa razão há um aumento dos fios brancos com o passar dos anos. Quanto à queda de cabelos, existem também tratamentos, shampoos etc, mas é preciso avaliar a quantidade, se está dentro dos padrões normais para a idade, se é de caráter genético ou se está relacionada a algum tipo de medicamento, alimentação inadequada, stress demasiado ou a algum tipo de doença. O melhor mesmo é fazer uma avaliação com o seu médico ou profissional da área de estética.
 

- Os exercícios físicos podem retardar o envelhecimento?

Sem dúvidas os exercícios físicos têm um papel fundamental para retardarmos o envelhecimento, ou envelhecermos de forma saudável e aliados a uma boa alimentação e hábitos regrados de vida se tornam principais numa estimativa favorável de vida. Exercícios leves, alongamentos, exercícios de relaxamento e principalmente exercícios na musculação são extremamente importantes. Vale ressaltar que os cuidados devem ser maiores, de preferência feitos após um check-up total e indicados ou prescritos por profissionais experientes.  

- Você nota um aumento na procura de exercícios físicos por pessoas acima de 40 anos?
Aqui na academia a procura de pessoas acima dos 40 anos tem aumentado bastante. Felizmente as pessoas estão mudando o conceito de que "academia é para jovem", mas acho que temos muito terreno a ganhar. Trabalhos individualizados, principalmente na musculação têm dado ótimos resultados, e formando pessoas mais seguras, mais felizes e principalmente mais saudáveis.  

Qual a receita para a vida longa?

Na minha opinião a receita da longevidade está numa combinação de hábitos saudáveis como se exercitar, se alimentar bem, dormir bem, não fumar, evitar os excessos de bebidas alcoólicas, não "deixar pra " sintomas relacionados à saúde que devam ser cuidados, elevar a alto estima, rir bastante e tentar ser realizado e feliz. Portanto, mãos à obra, boa sorte e Feliz vida longa!!
 

Vida até os cem anos

Entrevista: Cristiane Novaes (Psicóloga e coordenadora de Pesquisa do Pólo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento da UFJF)

- Como as pessoas encaram o envelhecimento?

Algumas com temor seja por causa da postura da sociedade em relação ao envelhecimento como se fosse sinônimo de doença ou por não saber ao certo o que fazer para manter a independência e a qualidade de vida. Outras pessoas encaram com garra, motivação porque sentem a satisfação de muitos deveres cumpridos (filhos, família, trabalho, etc), ou por sentirem a liberdade de poderem enfim fazer planos, aproveitar a vida, sem muitas obrigações que ocuparam a maior parte de suas vidas.  

- Há alguma mudança de perspectiva nesses últimos anos?

Sim, com a luta pelos direitos dos idosos, pela qualidade de vida e pela longevidade houve uma mudança grande no olhar direcionado ao idoso e ao envelhecimento. Isto porque hoje, cada vez mais, a sociedade conscientiza-se de que o envelhecimento tem seu lugar, é uma aspiração de todos, pode ser vivido com intensidade e independência. Além de tudo isso, existem canais para que o cidadão idoso assegure seus direitos, denuncie maus tratos, preconceito e invista sua energia. Como exemplo podemos citar o conselho municipal do idoso, o disque idoso, o pólo de envelhecimento, o pró idoso, e claro, o estatuto que após aprovado tem sido efetivado por cada um de nós profissionais da área de idosos.  

Qual o perfil do idoso de hoje?

Não existe um único perfil... por incrível que pareça é no envelhecimento que as pessoas tornam-se mais diferentes umaormidade. Você vai encontrar pessoas de 50 anos infelizes, com a saúde comprometida e inativas e vai encontrar pessoas de 90 anos de bem com a vida, gozando de boa saúde e felizes, realizadas. Algumas peculiaridades da população idosa é o fato de ser na maioria composta por mulheres, tendência à pouca escolarização (primário, ginásio), alto consumo de medicação, baixo comportamento de risco como beber, fumar e ser sedentário. Isso no Brasil.  

- Há uma preocupação maior das pessoas acima de 40 anos com a saúde? Por quê?

Porque hoje as informações acerca de fatores de risco são mais aprofundadas e claras. sabemos que cigarro faz mal, que é importante ter uma atividade física regular, que doces, excesso de sal e gorduras causam problemas metabólicos, cardiovasculares, etc... isso não era tão claro há 40 anos atrás, para nossos avós, pais... e geralmente por volta dos 40 anos a pessoa começa a sentir necessidade de melhorar sua condição física, recuperar possíveis perdas acontecidas e além do mais resolveu em parte projetos urgentes como trabalho, estudo e filhos, tendo mais tempo para cuidar de si mesmas.

_________________________________________ 

Fonte: Acessa.com. Tecnologia artnet. Disponível em 16/05/2005.
http://www.acessa.com/viver/arquivo/vida_saudavel/2005/05/05-cemanos/