Humor Links indicados Crônicas Cadastre-se!!! Links parceiros
Voltar
Imprimir Artigo
Cadastre-se

O idoso e o serviço de emergência hospitalar 

Por Equipe Portal

No último dia 6 de maio a enfermeira Cristina Hussne defendeu a dissertação de mestrado na PUC-SP, intitulada O idoso e o serviço de emergência hospitalar: investigação dos significados da velhice para a equipe de saúde, sob a orientação da Profa. Dra. Vera Lucia V. de Almeida. Seu estudo teve por objetivo investigar os significados da velhice para a equipe de saúde do Serviço de Emergência, de uma instituição hospitalar privada, situada na cidade de São Paulo.  

Por meio de procedimentos de coleta de dados radicados na Antropologia observação participante e diário de campo – Hussne procurou desvendar o lugar do idoso na cultura da instituição. Para tanto, a pesquisadora buscou informações que possibilitassem não a descrição dos espaços físicos e de sociabilidade do Serviço de Emergência, como também dos papéis desempenhados pelos váriospersonagens que transitam nesse cenário.  

De acordo com Cristina Hussne, a pesquisa moveu-se pela preocupação de desvendar os significados da velhice para os profissionais de saúde que trabalham no setor, baseado em um novoolhar”; um olhar atento não às palavras pronunciadas, mas também no que diz respeito às atitudes tomadas.  

O estudo de Hussne revelou por meio das situações (histórias) registradas no diário de campo que, a equipe de saúde independente da qualidade da assistência prestada, dispensa um atendimento entrelaçado por estigmas, quando se trata do idoso, havendo necessidade de revisão de conceitos sobre o processo de envelhecimento. 

HUSSNE, C. O idoso e o Serviço de Emergência hospitalar: investigação dos significados da velhice para a equipe de saúde. São Paulo, 2005. 86 p. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: crishussne@ig.com.br